quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bolo encharcado de côco...

Andava eu à procura de receitas de bolos no blog da Joana Roque quando encontrei este. Babei em frente ao pc...mesmo! Decidi pôr mãos na massa de imediato e saiu isto:



É simplesmente divinal, adorei... Deixo-vos a receita.

Ingredientes:
* 3 ovos
* o peso dos ovos em açúcar
* o peso dos ovos em farinha com fermento
* 2 colheres de sopa de leite
* 2 colheres de sopa de côco ralado
* 125g de manteiga
* 300 ml de leite (para o último passo)
* côco para polvilhar

Preparação:
1. Bater a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa. 
2. Adicionar depois as gemas e o leite e misturar bem.
3. Bater as claras em castelo e misturar a farinha com o côco. Alternadamente, juntar as claras e a farinha com o côco  à mistura das gemas.
4. Untar uma forma rectangular de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha. 
5. Colocar a mistura na forma e levar a cozer em forno médio (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido.
6. Deixar depois o bolo arrefecer dentro da forma e depois picá-lo todo muito bem com um pequeno espeto.
7. Aquecer bem os 300 ml de leite e verter sobre o bolo de modo a que este embeba todo o leite. Ao início poderá parecer que o bolo não tem capacidade para embeber todo o leite, mas é mesmo assim. 
8. Deixar arrefecer novamente e desenformar cuidadosamente o bolo colocando no prato de servir.
9. Polvilhar então com côco ralado a gosto.


É uma óptima sugestão para o fim-de-semana... Experimentem, não se vão arrepender. E como já tinha lido algures, o bolo ainda é melhor no dia seguinte, acreditem!

6 comentários:

  1. E eu que adoro côco ralado...levo a receita!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, pela dica. Vou experimentar o bolinho, ainda hoje.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Para além de fantástico (e que eu adoro), esse bolo trouxe-me agora boas recordações. Nos tempos de namoro, quando o meu namorado (atual marido) foi lá a casa pela primeira vez, eu tinha feito um bolo igual a esse e estava contentíssima porque tinha ficado lindo e delicioso! Bem, assim que lhe sirvo uma fatia, ele só olhou para mim e a muito custo disse "sou alérgico a coco"! Ai, ia-me dando uma coisinha má! Enfim, também não se perdeu nada porque eu tratei de comer a fatia dele e com muito gosto!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso côco é coisa que não gosto, tenho ali para alguma coisa que apareça mas depois não como :).
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de coco ralado mas toda a minha família, especialmente meu pai, adora! Há muito tempo atrás, aprendi uma receita de bolo de coco, o Toalha Felpuda, e virou tradição lá em casa, quando ainda morávamos todos com meus pais. Meu pai ficou diabético e consegui fazer o bolo com adoçante. Eu não gosto da cobertura, que é parecida com a tua, mas a massa é bem fofinha, apesar de também ir coco ralado na massa, eu como e adoro, sem a cobertura. A massa do teu bolo ficou linda e apetitosa! Vou anotar a receita.

    ResponderEliminar
  6. Oi Carina
    eu adoro coco!
    adoro bolos!
    e nesse exato momento era o que eu mais queria,
    uma fatia de bolo assim, amarelinho por dentro
    polvilhado de coco por cima! ótima receita!
    uma boa tarde e beijo carinhoso

    ResponderEliminar